quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Rabanete


Rabanete

             O rabanete é fonte de vitamina C e Niacina, além de conter os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro.

             A vitamina C dá resistência aos tecidos e age contra infecções; a Niacina evita problemas de pele, estimula o apetite e o crescimento. Os minerais são importantes pois contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.

             Cru e bem lavado, o rabanete limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores. Ele também é expectorante, estimulante da digestão, purificador do sangue, dos rins e da bexiga.

             Esta hortaliça é considerada ainda um bom medicamento para os que sofrem de reumatismo, gota, artritismo, bronquite, catarros, resfriados, inflamações internas, erupções cutâneas e febres.

             Ao comprar escolha rabanetes lisos, firmes, sem rachaduras e irregularidades. O rabanete sem folhas, quando conservado em geladeira, pode permanecer em boas condições até 3 semanas e, o rabanete com folhas, 5 a 7 dias.

Seu período de safra é de julho a novembro e janeiro.
Cem gramas de rabanete fornecem 23 calorias.

Conserva de rabanete

             INGREDIENTES

             1 maço de rabanete
             2 copos de vinagre
             1 colher (chá) de sal
             1 folha de louro
             pimenta do reino

             MODO DE FAZER

             Lave e corte os rabanetes em pedaços. Se preferir, deixe-os inteiros. Arrume os rabanetes num vidro de boca larga. Ferva o vinagre com o sal, pimenta e louro. Despeje-o sobre os rabanetes no vidro, cobrindo-os. Só tampe o vidro quando esfriar.

             OBSERVAÇÃO

             Quando consumir toda a conserva, utilize esse mesmo vinagre para a preparação de outras.
Rendimento: 15 porções
Valor calórico total: 144 calorias