quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Manga




As mangas variam muito de tamanho, cor e forma, mas quase todas apresentam polpa suculenta e sabor definido.
É excelente fonte de vitamina A e C e apresenta quantidades razoáveis de vitaminas do Complexo B e sais minerais como Cálcio e Fósforo.
 A vitamina A é indispensável à boa visão, auxilia também no crescimento e conserva a saúde da pele. A vitamina C age contra infecções, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes; as vitaminas do Complexo B protegem a pele e evitam a queda dos cabelos e; os sais minerais, contribuem para a formação dos ossos e dentes.
 Esta fruta é um excelente purificador do sangue e bom diurético, além de promover a regularidade intestinal.
Nas enfermidades das vias respiratórias, como catarros, tosse e bronquite, atua como um ótimo expectorante, preparado, de preferência, como xarope com mel. Comendo na parte da manhã, combate a acidez e outras doenças do estômago.
 Mangas amassadas ou que apresentam rachaduras devem ser evitadas, da mesma forma, se estiverem cobertas com excesso de líquido melado, o que indica que a fruta está passada.
Para conservar esta fruta mantenha-a em lugar ventilado. Se estiver verde, pode-se apressar seu amadurecimento deixando-a por alguns dias embrulhada em jornal.
Seu período é de novembro a janeiro.
Cem gramas de manga fornecem 59 calorias.