segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Couve-flor





Couve-flor

             A couve-flor possui quantidade apreciável de sais minerais importantes que atuam na formação dos ossos, dentes e sangue e, entre eles, estão o Cálcio, Fósforo e o Ferro. Além disso, apresenta vitaminas do Complexo B (B2 e B5) que tem por funções evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos.

             Alimento protetor muito rico em vitamina A, a couve-flor é recomendada nos casos de desnutrição, debilidade geral e convalescença. Suas folhas verdes são muito eficazes no combate às anemias. Vegetal de fácil digestão, neutralizante da acidez estomacal, é indicada também contra a prisão de ventre.

             A couve-flor de boa qualidade deve ter folhas externas em bom estado, talos firmes e brilhantes, ser uniforme e sem intervalos. Para prepará-la, leve ao fogo em água fervente e cozinhe em panela tampada.

             A couve-flor em geladeira conserva-se por 7 a 10 dias.

             Seu período de safra é de agosto a outubro.

Cem gramas de couve-flor fornecem 33 calorias.
Sopa creme de couve-flor





             INGREDIENTES

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             1 couve-flor pequena
             1 xícara (chá) de leite
             1 colher (sopa) de margarina
             1 colher (sopa) de maisena

             MODO DE FAZER

             Corte a couve-flor em buquezinhos e cozinhe-os no caldo de carne. Reserve a metade dos buquezinhos e bata o restante no liquidificador. Dissolva a maisena no leite, junte-a ao caldo e leve ao fogo, mexendo até engrossar. Junte então a margarina e os buquezinhos de couve-flor que estavam reservados, deixe um instante no fogo e sirva quente.
Rendimento: 4 porções
Valor calórico total: 321 calorias
 





 Couve-flor com tomates

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             1 couve-flor média
             meia xícara (chá) de cebola picada
             3 colheres (sopa) de farinha de trigo
             3 xícaras (chá) de tomates picados (aproximadamente 6 tomates sem sementes)
             2 colheres (sopa) de margarina
             salsa picada a gosto

             MODO DE FAZER

             Divida a couve-flor em buquezinhos e cozinhe-os em um pouco de água. Enquanto a couve-flor cozinha, doure a cebola com margarina, junte os tomates e o sal e deixe cozinhar lentamente até obter um molho uniforme. Adicione a salsa, 1 xícara (chá) de água fervente e deixe cozinhar mais um pouco. Junte, então, a farinha de trigo. Mexa bem e adicione os buquezinhos de couve-flor que já devem estar cozidos e escorridos. Aqueça bem e sirva quente.
Rendimento: 11 porções
Valor calórico total: 517 calorias