domingo, 24 de outubro de 2010

Batata Doce

Batata-doce

             A batata-doce é rica em carboidratos, fornecendo em cada cem gramas, 116 calorias. Contém ainda grande quantidade de vitamina A, além de vitaminas do Complexo B e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro.

             A vitamina A é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, auxilia o crescimento e evita infecções. As vitaminas do Complexo B (B1 e B5) evitam problemas de pele e ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo. Os minerais, por sua vez, contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.

             Para ter certeza da boa qualidade da batata doce na hora de comprar, verifique se a superfície está limpa e firme, sem cortes ou sinais de picadas de insetos. E para conservá-la por até 15 a 20 dias em boas condições, deixe-a em lugar seco e arejado, longe da luz e de insetos.

             Na hora de prepará-la, cozinhe em água fervente em panela tampada e com casca. Assim você estará evitando que seus nutrientes se percam no cozimento. Mas lembre que também as folhas da batata doce possuem alto valor nutritivo. Elas podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha, com excelentes resultados.

             Seu período de safra vai de janeiro a julho.


Pudim de batata-doce

INGREDIENTES

300 gramas de batata doce (2 batatas médias)
2 colheres (sopa) de maisena
1 colher (chá) de baunilha
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar

MODO DE FAZER

Cozinhe as batatas e amasse-as bem. Junte o leite, a maisena, a baunilha, a margarina e o açúcar. Misture tudo muito bem e asse em forma untada e polvilhada com farinha. Se desejar, faça uma calda de açúcar e despeje sobre ele.
Rendimento: 10 porções
Valor calórico total: 2.207 calorias. 000000000


Batata Doce Caramelada
Ingredientes

1,2 kg de batata-doce
3 xícara(s) (chá) de açúcar
3 xícara(s) (chá) de água

Modo de preparo
Cozinhe as batatas-doce bem lavadas em panela de pressão, após o cozimento, tire as cascas e prepare a calda, leve ao fogo, numa panela o açúcar ,quando caramelar coloque a água. Quando ferver, junte as batatas-doces já cozidas e deixe ferver mais um pouco.
Rendimento: 3 porções

Nenhum comentário: