quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Alface



Alface
A alface é uma folha que tem quantidades razoáveis de vitamina A, Niacina, C e também os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro.

A vitamina A é um elemento importante para o bom funcionamento dos órgãos da visão, conserva a saúde da pele e das mucosas; a vitamina Niacina evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso; e a vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos.
O Cálcio e o Fósforo participam da formação dos ossos e dentes, ajudam na coagulação do sangue e na construção muscular, e o Ferro contribui para a formação do sangue.
Entre as muitas propriedades a alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia.
Em casos de inflamação e inchaços, faz-se aplicações tópicas de cataplasmas quentes de alface.
Para compra, deve-se dar preferência às de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos; e para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde conserva-se por 5 a 7 dias.
Seu período de safra é de maio a novembro.
Cem gramas de alface fornecem 15 calorias.

Sopa de alface

Ingredientes 

2 litros de caldo de carne
1 colher (chá) de sal, pimenta do reino a gosto
1 folha de louro
2 cebolas médias picadinhas meia xícara (chá) de tomate sem pele
2 pés de alface cortada em tirinhas

Modo de fazer
Leve o caldo, a cebola, a pimenta, o sal, o louro e os tomates ao fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Acrescente a alface e cozinhe por 3 minutos. Se quiser bata em liquidificador antes de servir.
Rendimento: 7 porções. Valor calórico total: 289 calorias