quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Alface


Alface

A alface é uma folha que tem quantidades razoáveis de vitamina A, Niacina, C e também os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro.

A vitamina A é um elemento importante para o bom funcionamento dos órgãos da visão, conserva a saúde da pele e das mucosas; a vitamina Niacina evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso; e a vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos.

O Cálcio e o Fósforo participam da formação dos ossos e dentes, ajudam na coagulação do sangue e na construção muscular, e o Ferro contribui para a formação do sangue.

Entre as muitas propriedades a alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia.

Em casos de inflamação e inchaços, faz-se aplicações tópicas de cataplasmas quentes de alface.

Para compra, deve-se dar preferência às de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos; e para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde conserva-se por 5 a 7 dias.

Seu período de safra é de maio a novembro.

Cem gramas de alface fornecem 15 calorias.



Sopa de alface

             INGREDIENTES

             2 litros de caldo de carne
             1 colher (chá) de sal

             pimenta do reino a gosto
             1 folha de louro
             2 cebolas médias picadinhas
             meia xícara (chá) de tomate sem pele
             2 pés de alface cortada em tirinhas

             MODO DE FAZER

             Leve o caldo, a cebola, a pimenta, o sal, o louro e os tomates ao fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Acrescente a alface e cozinhe por 3 minutos. Se quiser bata em liquidificador antes de servir.


    Rendimento: 7 porções

Valor calórico total: 289 calorias